Avançar para o conteúdo principal

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA MULTIMÉDIA - Imagem (trabalho 2)

Boaas daqui é o vosso blogger Eduardo e o coblogger Henrique! 



Hoje vamos abordar vários temas em relação ao tema "Utilização do sistema multimédia - texto"


Pixel

   O pixel é a menor unidade de uma imagem digital. Aliás, o termo vem da contração da expressão picture element (“elemento da imagem”, em inglês). Se você der um zoom máximo numa foto digital, verá que ela é formada por vários quadradinhos – os pixels.

Profundidade de cor

     Profundidade de cor é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp), particularmente quando especificado junto com o número de bits usados. Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.

Resolução

     A resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo aplica-se igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Quanto mais alta a resolução da imagem, maior é o detalhe da mesma.

Tamanho de uma imagem

     O tamanho de arquivo de uma imagem corresponde ao tamanho digital do arquivo de imagem, medido em kilobytes (K), megabytes (MB) ou gigabytes (GB). O tamanho do arquivo é proporcional às dimensões em pixels da imagem. 


OS MODELOS RBG, CMYK, HSV, YUV

Modelo RBG 

      O modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelha (Red), verde (Green) e azul (Blue). Em termos técnicos, as cores primárias de um modelo são cores que não resultam da mistura de nenhuma outra cor. Como o modelo RGB é aditivo, a cor branca corresponde à representação simultânea da três cores primárias (1,1,1), enquanto a cor preta corresponde à ausência das cores (0,0,0). A escala de cinzentos é criada quando se adicionam quantidades iguais de cada cor primária, permanecendo na linha que junta os vértices pretos e branco. 



Modelo CMYK 

      O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta. O modelo CMY é um modelo subtractivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano, magenta e amarelo. A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores. O modelo CMY baseia-se na forma como a natureza cria as suas cores quando reflecte parte do espectro de luz e absorve outros. Por isso, é considerado um modelo subtractivo, porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objecto. As cores primárias do modelo CMY são as cores secundárias do modelo RGB e as cores primárias de RGB são as cores secundárias de CMY. 


Modelo HSV 


   O modelo HSV define as cores em função dos valores de 3 atributos cruciais: tonalidade, saturação e valor. A tonalidade (Hue) faz referencia à cor como tal, por exemplo, a tonalidade do mar é azul.


  A saturação (Saturation) ou intensidade indica a concentração de cor no objeto. A saturação de vermelho de um morango é maior que a do vermelho de uns lábios. Finalmente, o valor (Value) denota a quantidade de claridade que tem a cor (totalidade pode ser mais ou menos escura). Quando falamos de valor referimo-nos ao processo mediante o qual se acrescenta ou se tira o branco a uma cor.



Modelo YUV

        O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão. Este modelo baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente. O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, o modelo YUV é definido pela componente luminância (V) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V= red - V). Com este modelo é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessária noutro modelo.





Referencias:
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-um-pixel/
https://pt.wikipedia.org/wiki/RGB
https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK
https://pt.wikipedia.org/wiki/Resolu%C3%A7%C3%A3o_de_imagem
https://pt.wikipedia.org/wiki/Profundidade_de_cor
http://felisberto-bianca.blogspot.com/2014/11/os-modelos-rbg-cmyk-hsv-yuv.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CorelDraw ficha 7 - piões

B oaas daqui é o vosso blogger Eduardo e o coblogger Henrique! Mais uma actividade feita no CorelDraw desta vez 2 piões.

CorelDRAW (preenchimento)

B oaas daqui é o vosso blogger Eduardo e o coblogger Henrique! Hoje trabalhamos o preenchimento no CorelDRAW, e deixamos aqui o que fizemos!

Trabalho Photoshop

B oaas daqui é o vosso blogger Eduardo e o coblogger Henrique!   Foi-nos pedido para fazer modificações na entrada da escola. Trabalho Final feito no Photoshop: