Avançar para o conteúdo principal

Imagem (ficha 5)

Boaas daqui é o vosso blogger Eduardo e o coblogger Henrique!



Hoje vamos abordar uns temas no âmbito da subunidade IMAGEM, formatos de ficheiros.


As técnicas de compressão de imagem podem ser as seguintes:

Compressão sem perdasquando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem. Tipos de compressão sem perda de dados: GIF, PNG, JPEG, TIFF.

Compressão com perdasquando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original. Tipos de compressão com perda de dados: BMP, JPEG.

Formatos de ficheiros de imagem Bitmap


BMP

O BMP é um formato muito popular, devido ao programa de pintura do Windows, o Paint. É o formato mais comum e não inclui, até ao momento, nenhum algoritmo de compressão. Um ficheiro BMP é um ficheiro bitmap, ou seja, um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos e gerindo as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a uma paleta indexada.



GIF

GIF (Graphics Interchange Format) é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na internet, quer para imagens fixas, quer para animações. Um GIF animado é o termo dado às animações formadas por várias imagens GIF compactadas numa só. Não suporta mais do que 256 cores (8 bits de cor) e é lido por muitos programas; O sucesso deste formato na Web deve-se a particularidades como a transparência, a animação e o entrelaçamento.


JPEG


JPEG é um método de compressão de imagens fotográficas e também é considerado como um formato de arquivo. O JPEG permite comprimir um arquivo e obter como resultado final uma imagem com qualidade razoável e de pequeno tamanho. A relação entre qualidade e tamanho da imagem diferencia o JPEG dos outros formatos, porque facilita o armazenamento e distribuição de arquivos. O JPEG é comumente utilizado na criação de imagens em câmaras digitais, já que possui a capacidade de trabalhar com cerca de 16,8 milhões de cores (24 bits).




PDF

PDF é um formato portátil para documentos (Portable Document Format) desenvolvido por Adobe Systems e muito usado na Internet devido a sua versatilidade, facilidade de uso e tamanho pequeno. Um documento PDF tem a mesma aparência, cor, tipo de imprensa, gráficos e formato que um documento impresso. Mesmo sem a permissão de edição do ficheiro que guarda, o PDF permite copiar textos e imagens do documento para outro arquivo. Este tipo de arquivo é muito utilizado na hora de compartilhar informação gráfica ou de texto.


PNG

PNG é um formato de dados utilizado para imagens.Esse formato tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão, entre outros. Além disso, o formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. Por isso é um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para reuso. Pode ser usado na maioria dos programas de edição de imagens.



TIFF

O formato TIF ou TIFF (Tagged Image File Format) é um formato de ficheiro gráfico bitmap. O formato TIFF é um antigo formato gráfico, permitindo armazenar imagens bitmap de dimensão considerável sem perda de qualidade e independentemente das plataformas ou dos periféricos utilizados. O formato TIFF permite armazenar imagens a preto e branco, a cores reais (True color, até 32 bits por pixéis) bem como imagens indexadas, fazendo uso de uma paleta de cores.



https://giphy.com/gifs/cheezburger-googly-eyes-meerkats-bMNdWUJ2F7yJW
http://cantinhodointeresse.blogspot.com/2015/11/formatos-de-ficheiros-de-imagem-bitmap.html


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Multimédia

Boaas daqui é o vosso blogger Eduardo e o coblogger Henrique! O que é Multimédia? Multimédia é um termo que provém da língua inglesa e que se refere àquilo que utiliza vários meios em simultâneo na transmissão de uma informação. Uma apresentação multimédia, por conseguinte, pode incluir fotografias, vídeos, sons e texto. Os Media podem ser considerados como sendo  estáticos  ou  dinâmicos . Os estáticos representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo. Alteram apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, te xtos, imagens e gráficos. Enquanto que os dinâmicos referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reproduçã o contínua à medida que o tempo passa, como por exemplo o áudio, vídeo e animação. O  texto  é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso, por exemplo, os livros, os jornais, as revistas, as mensagens de SMS e o correio electrónico. Conceptualme...

Utilização do sistema multimédia - texto

B oaas daqui é o vosso blogger Eduardo e o coblogger Henrique!  Hoje vamos abordar vários temas em relação ao tema "Utilização do sistema multimédia - texto" Fonte tipográfica (Tipo de letra)     Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho.  As fontes tipográficas são classificadas segundo as suas principais características, as serifas. Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. Fontes bitmapped    As  fontes bitmapped   são guardadas como uma matriz de pixels e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.   Fontes escaladas ...