Avançar para o conteúdo principal

Imagem (ficha 5)

Boaas daqui é o vosso blogger Eduardo e o coblogger Henrique!



Hoje vamos abordar uns temas no âmbito da subunidade IMAGEM, formatos de ficheiros.


As técnicas de compressão de imagem podem ser as seguintes:

Compressão sem perdasquando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem. Tipos de compressão sem perda de dados: GIF, PNG, JPEG, TIFF.

Compressão com perdasquando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original. Tipos de compressão com perda de dados: BMP, JPEG.

Formatos de ficheiros de imagem Bitmap


BMP

O BMP é um formato muito popular, devido ao programa de pintura do Windows, o Paint. É o formato mais comum e não inclui, até ao momento, nenhum algoritmo de compressão. Um ficheiro BMP é um ficheiro bitmap, ou seja, um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos e gerindo as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a uma paleta indexada.



GIF

GIF (Graphics Interchange Format) é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na internet, quer para imagens fixas, quer para animações. Um GIF animado é o termo dado às animações formadas por várias imagens GIF compactadas numa só. Não suporta mais do que 256 cores (8 bits de cor) e é lido por muitos programas; O sucesso deste formato na Web deve-se a particularidades como a transparência, a animação e o entrelaçamento.


JPEG


JPEG é um método de compressão de imagens fotográficas e também é considerado como um formato de arquivo. O JPEG permite comprimir um arquivo e obter como resultado final uma imagem com qualidade razoável e de pequeno tamanho. A relação entre qualidade e tamanho da imagem diferencia o JPEG dos outros formatos, porque facilita o armazenamento e distribuição de arquivos. O JPEG é comumente utilizado na criação de imagens em câmaras digitais, já que possui a capacidade de trabalhar com cerca de 16,8 milhões de cores (24 bits).




PDF

PDF é um formato portátil para documentos (Portable Document Format) desenvolvido por Adobe Systems e muito usado na Internet devido a sua versatilidade, facilidade de uso e tamanho pequeno. Um documento PDF tem a mesma aparência, cor, tipo de imprensa, gráficos e formato que um documento impresso. Mesmo sem a permissão de edição do ficheiro que guarda, o PDF permite copiar textos e imagens do documento para outro arquivo. Este tipo de arquivo é muito utilizado na hora de compartilhar informação gráfica ou de texto.


PNG

PNG é um formato de dados utilizado para imagens.Esse formato tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão, entre outros. Além disso, o formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. Por isso é um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para reuso. Pode ser usado na maioria dos programas de edição de imagens.



TIFF

O formato TIF ou TIFF (Tagged Image File Format) é um formato de ficheiro gráfico bitmap. O formato TIFF é um antigo formato gráfico, permitindo armazenar imagens bitmap de dimensão considerável sem perda de qualidade e independentemente das plataformas ou dos periféricos utilizados. O formato TIFF permite armazenar imagens a preto e branco, a cores reais (True color, até 32 bits por pixéis) bem como imagens indexadas, fazendo uso de uma paleta de cores.



https://giphy.com/gifs/cheezburger-googly-eyes-meerkats-bMNdWUJ2F7yJW
http://cantinhodointeresse.blogspot.com/2015/11/formatos-de-ficheiros-de-imagem-bitmap.html


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Multimédia

Boaas daqui é o vosso blogger Eduardo e o coblogger Henrique! O que é Multimédia? Multimédia é um termo que provém da língua inglesa e que se refere àquilo que utiliza vários meios em simultâneo na transmissão de uma informação. Uma apresentação multimédia, por conseguinte, pode incluir fotografias, vídeos, sons e texto. Os Media podem ser considerados como sendo  estáticos  ou  dinâmicos . Os estáticos representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo. Alteram apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, te xtos, imagens e gráficos. Enquanto que os dinâmicos referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reproduçã o contínua à medida que o tempo passa, como por exemplo o áudio, vídeo e animação. O  texto  é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso, por exemplo, os livros, os jornais, as revistas, as mensagens de SMS e o correio electrónico. Conceptualme...

Apresentação

Olaaaaaaaa. Este blog é composto pelo blogger Eduardo e o coblogger Henrique. Alunos do 12.D da Escola Secundaria de S.Pedro em Vila Real. Iremos partilhar neste blog os conteúdos mais relevantes praticados, ao longo deste ano, durante as aulas de aplicações informáticas.