Avançar para o conteúdo principal

Multimédia

Boaas daqui é o vosso blogger Eduardo e o coblogger Henrique!


O que é Multimédia?

Multimédia é um termo que provém da língua inglesa e que se refere àquilo que utiliza vários meios em simultâneo na transmissão de uma informação. Uma apresentação multimédia, por conseguinte, pode incluir fotografias, vídeos, sons e texto.

Os Media podem ser considerados como sendo estáticos ou dinâmicos. Os estáticos representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo. Alteram apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, textos, imagens e gráficos. Enquanto que os dinâmicos referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa, como por exemplo o áudio, vídeo e animação.
  • texto é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso, por exemplo, os livros, os jornais, as revistas, as mensagens de SMS e o correio electrónico.
  • Conceptualmente, as imagens bitmaps são mais simples do que os modelos gráficos. Ao contrário dos gráficos, as imagens bitmap não são conteúdos corrigíveis, pois o modo como se representam não contém informação estrutural. Isto significa que a representação bitmap não descreve a imagem recorrendo a modelos matemáticos, mas apenas em termos de cor e brilho dos vários pixeis que constituem a imagem. As imagens podem ser resultado de um processo de captura do mundo real ou podem ser geradas inteiramente por computador.
  • áudio é um tipo de media que difere na sua natureza de todos os tipos de media que foram considerados até agora, já que é o único que estimula o sentido da audição, ao passo que todos os outros tiram partido do sentido da visão.
  • vídeo, seja sob a forma analógica ou digital, é uma representação electrónica de uma sequência de imagens.
  • Actualmente, há a tendência para associar o conceito "animação" ao cinema de animação ou aos desenhos animados. Contudo, a animação não se resume simplesmente a atribuir movimento a personagens desenhados. De facto, a animação começou por ser um media exclusivamente destinado ao entretenimento, mas foi crescendo até se tornar numa das formas mais eficazes e expressivas para comunicar uma ideia.
Quanto à sua origem, podemos classificar os media como sendo capturados ou sintetizados. Os capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, o áudio e a fotografia. Enquanto que os sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos como, por exemplo, o texto, o gráfico e a animação.

webgrafia: http://multimedia-marta.blogspot.com/2010/01/tipos-de-media.html
https://www.google.pt/search?q=multimedia&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiSqoPcg4jeAhVIF8AKHZcCCnQQ_AUIDigB&biw=1280&bih=913#imgrc=QDHRBmBF8AUAdM:

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Utilização do sistema multimédia - texto

B oaas daqui é o vosso blogger Eduardo e o coblogger Henrique!  Hoje vamos abordar vários temas em relação ao tema "Utilização do sistema multimédia - texto" Fonte tipográfica (Tipo de letra)     Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho.  As fontes tipográficas são classificadas segundo as suas principais características, as serifas. Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. Fontes bitmapped    As  fontes bitmapped   são guardadas como uma matriz de pixels e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.   Fontes escaladas ...

Imagem (ficha 5)

B oaas daqui é o vosso blogger Eduardo e o coblogger Henrique! Hoje vamos abordar uns temas no âmbito da subunidade IMAGEM, formatos de ficheiros. As técnicas de compressão de imagem podem ser as seguintes: Compressão sem perdas -  quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem. Tipos de compressão sem perda de dados: GIF, PNG, JPEG, TIFF. Compressão com perdas -  quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original. Tipos de compressão com perda de dados: BMP, JPEG. Formatos de ficheiros de imagem Bitmap BMP O BMP é um formato muito popular, devido ao programa de pintura do Windows, o Paint. É o formato mais comum e não inclui, até ao momento, nenhum algoritmo de compressão. Um ficheiro BMP é um ficheiro bitmap, ou seja, um ficheiro de i...